Sem categoria

  • Social

Nem tudo que parece é cárie ….

Unknown

bacterias cromo1Não ha duvidas que, na cavidade bucal,   a carie é a enfermidade mais comum, porem existem outras doenças importantes como: inflamações gengivais, doenças relacionadas a sustentação dos dentes (osso) , lesões cancerígenas etc. Por isso digo que nem tudo que parece carie, de fato é !

Essas manchinhas da foto , é algo que aparece com razoavel frequencia no consultório , e as famílias vem na consulta certos de que se trata de carie….porem não é .

Essas manchas sao causadas por um tipo de bactéria que se apresenta na cavidade bucal , fazendo parte da flora normal da boca, porem algumas pessoas as tem em maior volume. São as chamadas bactérias cromófilas ou cromogênicas. Essas bactérias , como diz o nome , são capazes de se corar quando se consome  os seguintes alimentos: suco de laranja, e cha principalmente.

Essas bactérias tem uma “vantagem”muito grande , pois ela é uma bactéria que compete com a bateria causadora da carie e ganha….portanto as crianças que as tem em maior quantidade normalmente não apresentam caries , e se mostram mais protegido!!!

Porem, nem tudo é vantagem….e o ponto negativo desta bactéria sem duvidas, é o fato dela corar e ficar anti-estetico. Os pigmentos se depositam próximos a gengiva dos dentes não havendo seleção para o aparecimento, podem aparecer em todos ou alguns dentes. O tratamento dela é a simples remoção com a limpeza profissional que chamamos de profilaxia. É importante ficar claro que o aparecimento das manchas não tem nada a ver com uma escovação deficiente. Trata-se de bactérias que habitam a saliva daquela boca.

Eu observo clinicamente que as crianças que apresentam esta bactéria , por volta dos 7-8  anos tem uma grande ou total diminuição das mesmas. Isso acontece pois cavidade bucal é colonizada por outros grupos de microorganismos, e uma vez diminuída a quantidade , diminui também as manchinhas.

Sendo assim, mais uma vez fica claro a importância da escolha de um profissional especializado no assunto para que se faça um correto diagnostico , e se trace um caminho tranquilo de tratamento.

 

 

Fonte das fotos:

http://andressakist.blogspot.com.br/2013/04/manchas-escuras-nos-dentes-pode-ser.html

http://dralucianawestin.blogspot.com.br/2015/11/sabe-o-que-e-bacteria-cromogenica.html

Send Comment