dente mole

  • Social

Por que as vezes o dente mole não cai sozinho?

dente-leite-atras-permanente

Esse é o assunto mais falado no consultório e no blog , ja respondi muitas perguntas sobre esse tema, assim sendo decidi explicar mais um pouquinho…

O processo para um dente ficar mole e cair depende da formação do dente que vai nascer. E como se sabe, o dente novo se forma , normalmente, bem abaixo do de leite e sendo assim, conforme ele cresce vai empurrando o de leite de modo que, a raiz do de leite reabsorve e sem raiz , de tao mole cai sozinho.

Entretanto as vezes acontece que o dente novo ou permanente, não esta exatamente abaixo do de leite e sim paralelo a ele e assim, ele se forma e não consegue reabsorver a raiz do dente de leite. Nesses casos o que  ocorre é que o dente começa a nascer sem que o outro caia. Isso ocorre bem comumente nos primeiros dentes ou incisivos inferiores como na foto , porem pode acontecer em outros dentes.

Esse fato não caracteriza uma urgência mas deve-se ficar atento a 2 fatos: o primeiro é que se observe e se faça “ginastica” para ajudar  amolecer o dente de leite; e a segunda é o cuidado extra na higiene ja que a criança esta com 2 carreiras de dente!

Caso a família não consiga tirar o dentinho, cabe ao profissional , com a técnica adequada e respeito ajudar esse dentinho a cair. É um procedimento muito simples e assim deve ser tratado pela família para que não fique marcado como uma experiência desagradável !!

Caso tenham duvida, estou a disposição  !

 

Send Comment