agenesia

  • Social

Agenesia? o que é isso?

Unknown-1

Agenesia é uma anomalia de origem genética, onde há a falta de um ou mais dentes.

Os dente de leite e também os permanentes se formam na vida intra uterina, os de leite a partir da 4ª semana e os permanentes na 18ª  semana. Porem pode haver um problema nesta formação em que um germe dentário não se forme.

Isto pode acontecer em ambas dentições, sendo mais frequente na permanente. Os dentes mais comumente afetados por este problema são, os segundos  pré-molares e incisivos laterais superiores. Normalmente há uma história família de pessoas com o mesmo problema….alias esse tipo de anomalia , chamamos de anomalia de numero e inclui dentes a menos , a agenesia, e também os dentes  a mais, os supra numerários.

A forma de diagnosticar se a criança tem este problema é através de uma RX panoramica , onde podemos visualizar todos os dentes ja nascidos e os que ainda nascerão. Uma vez diagnosticada a agenesia , devemos fazer um acompanhamento bem de perto desta criança, no sentido de que esta ausência não lhe cause problemas alem de estético , funcionais, na mastigação e oclusão dos dentes. O diagnostico é por muitas vezes clinico, quando a criança chega ao consultório numa idade em que ja deveria ter trocado certo dente, e ainda não o fez. Uma das causas para não ter havido a troca é que a criança não tem o sucessor para nascer , e assim não tem o estimulo para o dente de leite cair ! A natureza sabia, não deixa um dente cair sem que exista o sucessor para ocupar aquele espaço.

Existem recursos de aparelhos e próteses fixas que repõe o dente ausente , ate que esta criança esteja possibilitada para  realizar um tratamento definitivo que é o implante dentário. Este tratamento somente deve ser realizado por volta dos 18 anos , quando o crescimento dos ossos da face estiverem completos.

Unknown images

 

 

 

 

 

http://www.odontologiapediatrica.com/mantenedores_de_espacio

Sendo assim , aqui esta mais uma das razoes da importância de um tratamento especializado para cada idade , onde o profissional esta atento às possibilidades de cada fase do desenvolvimento infantil.

 

ref. das imagens.

http://www.odontologiapediatrica.com/mantenedores_de_espacio

Send Comment