carie

  • Social

Como domar as vovós na alimentação…

familia dra thais

Aquela velha frase “avó serve para estragar” ja caiu em desuso faz muito tempo…. atualmente , nos dias corridos e cheios de tarefas , toda ajuda é bem vinda…. mas ajuda mesmo !!!

Esse papo de que mãe ensina e avó estraga, se ainda não acabou na casa de vocês , na minha ja faz tempo !

A preocupação em oferecer uma alimentação adequada e de dar os limites necessários à criação dos filhos é uma preocupação eminente de todos nós pais…. e nós precisamos da ajuda dos avós, então, cabe sempre uma boa conversa no sentido de explicar que um bom habito, como todo e qualquer habito, é algo que construimos com o passar do tempo, com exemplos, orientações etc.

Acontece com frequência no consultorio, quando falamos da alimentação, que na casa da criança  tudo corre bem mas quando vai nos avós , volta com uma sacola de doces, escondido e camuflado para não ser visto … ora queridos, vamos rever os combinados, talvez a regra de casa esteja muito rígida, ou a avó esteja muito doce !!! Sempre busca-se o meio termo…. nem oferecer doce no primeiro ano , mas também proibir tudo não permite a criança exercer a escolha, desde que tenha idade para isso !!!!

E os avós nesses casos , claro que vem de encontro com os princípios da família , mas sem a carga de responsabilidade que nós pais temos. Sendo assim , como sempre falo no consultório, se em casa, durante a rotina, forem cultivados de verdade, os bons hábitos alimentares, as condutas respeitosas, na casa dos avós , se a regra for um pouquinho, mas repito, um pouquinho mais frouxo…..não tem problema !

O que não vale e não pode valer, é a avó achar lindo dizer para toda e qualquer pessoa que ela só serve para fazer tudo o que os pais proíbem !!!  Ora, dessa forma o respeito e amor pela avó se constroem baseado numa moeda de troca que aos 2-3 anos é um doce mas aos 15-16 será o que ????

Dessa forma,tenho 2 dicas.

Uma é deixar o dia da gostosura para casa da vovó e combinar que leva-se para casa uma ou duas gostosura apenas !

A outra  é para saberem ter a conversa adequada com os avós no sentido de fortalecer os laços e as parcerias, sem crendices de antigamente. Hoje vivemos o aqui e agora! Não ha mais tempo de estragar para depois corrigir! Essa geração de crianças com o DNA completamente diferente de tudo que ja vimos, não permite ficar como se diz “em cima diz muro”. O que é, é e  pronto, então vamos , sem radicalismos e fanatismos, levar a vida com a serenidade que ela merece, sem conflitos !!!!

Boa sorte !!!

 

Send Comment