celula-tronco

  • Social

Células tronco em odontologia

images-5

Meu primeiro post do ano , teve por inspiração a leitura da revista do Conselho Regional de Odontologia – CRO, e o clima que nos invade no inicio do ano , onde renovamos  os planos ao futuro próximo. Portanto nosso assunto hoje é células-tronco.

Atualmente na area medica e odontologica, muitas pesquisas estão sendo realizadas com o uso de terapias avançadas utilizando células tronco de origem odontológica para o tratamento de doenças e regeneração de tecidos e e órgãos.

Ainda muitas pesquisas sao necessárias para que esta terapia seja utilizada no âmbito clinico, sendo por enquanto puramente restrita ao âmbito da pesquisa cientifica.

Entretanto sabe-se que estas células, chamadas de mesenquimais, são capazes de se replicarem muitas vezes gerando células idênticas as originais e também são capazes de originarem células diferentes como por exemplo de tecidos ósseos, cartilagens e até tecidos cardíacos.

Tais células podem ser encontradas em partes de músculos, pele e cérebro , mas especialmente em tecidos internos do dente ( polpa dentaria) tanto em dente de leite como permanente, na membrana que protege o germe dentário, e na medula dos ossos da boca.

O melhor momento para a coleta dessas células, segundo os trabalhos de pesquisa, é no momento em que os dentes de leite caem , pois é a hora em que as células estão em maior numero e mais ativas.

Embora ainda não tenhamos reconhecimentos legais  desse uso terapêutico na Odontologia pela ANVISA e Conselho Federal de Odontologia, sabemos da importância em colaborar com as pesquisas neste sentido, que no futuro poderão ser de suma importância em casos de reabilitação de doenças como se dá na Medicina Regenerativa.

Assim para nós cirurgiões -dentistas, se abre mais uma porta de atuação juntamente a biotecnologia sempre objetivando oferecer aos pacientes o tratamento de melhor qualidade e o menos invasivo possível.

Vamos juntos ao futuro !

Unknown-1

Tags:

Send Comment