antroposofia

  • Social

Setenio , voce sabe o que isso?

images-1

Setênio é o periodo de tempo de 7 anos , onde dentro da Visão Antroposófica, é o tempo onde se processam acontecimentos na vida de cada ser humano tanto fisico como comportamental e emocional …..

Sendo assim, a cada fase da vida, percebemos nos nossos filhos mudanças que eu como terapeuta, posso correlacionar-los aos acontecimentos orgânicos e dentários.

O primeiros sete anos ou primeiro setenio, é a fase onde se da o maior processo de desenvolvimento e crescimento da criança, especialmente nos 3 primeiros anos de vida. Nos 3 primeiros anos a criança adquiri as 3 grandes aptidões: o andar , o falar e o pensar. E, não por coincidência se dá também a completa formação, nascimento e conclusão da dentição de leite. Denticao esta completa por 20 dentes , sendo que destes, todos cairão , cada qual a seu tempo. Os dentinhos de leite nascem mais ou menos a cada 6 meses, um par de dentes, obedecendo um certo ritmo. E para coroar o final desse período ganha-se um lindo presente, o primeiro molar permanente. Falo ganha-se, pois para este grupo de dentes não ha troca de um dente por outro, é realmente um presente !!!

images-4

O segundo setenio , ou período dos 7 aos 14 anos, a criança ja tem seu corpo quase completamente formado porem nesse momento em fase de amadurecimento. Emocionalmente as crianças passam por um momento onde aprendem e, mais do que isso, vivenciam experiências de relacionamento com os amigos, pais, professores, terapeutas etc É a fase chamada de pré-adolescência. Na boca, durante todo esses 7 anos acontecerao todas as trocas dentarias e assim se estabelecendo a dentição permanente, composta por 32 dentes porem nessa fase terão 28. Fica faltando nascer os 4 últimos que são os dentes do siso , porem somente no final do terceiro setenio, por volta de 21 anos.

Dessa forma podemos observar que a dentição permanente começa a se formar aos 7 anos e somente se conclui aos 21, justamente época onde o indivíduo, esta completamente constituído física e emocionalmente.

Mas para que isso pode ser importante?

Para a gente observar que tudo o que acontece na boca, desde um dentinho que nasce ate o ultimo a cair, TODOS  guardam uma forte relação com o restante do corpo, seja esta relação com a formação ou amadurecimento de um órgão, ou um ganho emocional.

Assim , cabe a nós observar quando algum desvio na boca, no corpo ou no comportamento acontece para procurar os porquês junto ao profissional que tenha esta visão mais abrangente e individualizada.

Boa sorte e boa observação !!

images-4

Tags: ,

Send Comment