amamentação

  • Social

Assunto polêmico: aleitamento materno e carie na primeira infância.

amamentacao-1024x833

Esse é um assunto delicado, mas pelo alto índice de aparecimento no meu consultório recentemente fiquei incentivada a escrever.

Trabalho excluisvamente com Odontopediatria incluindo Odontologia para bebes há 16 anos e, nesses tantos anos vi clinicamente, essa incidência reduzir e atualmente voltou a subir.

Muitos nomes ja foram dados a esse tipo de carie associado ao aleitamento materno: carie rampante, carie da primeira infância,carie de aparecimento precoce…..enfim, todos, e  qualquer um desses nomes, servem para definir um tipo de carie muito agressiva e aguda que aparece em lactantes entre 1 e 3 anos de idade. Seu aparecimento dificilmente é notado pelos pais e pediatras e ,em quase 100% dos relatos, as mães falam  que o dente nasceu assim, pretinho, esfarelando, e fraco.

Atualmente, numa sociedade onde precisamos criar caso para escolher a forma de parir um filho , muitos equivocos e excessos são cometidos em prol dessa causa, na minha opinião.

Sou mãe de 2 filhos que foram amamentados exclusivamente ate os 6 meses e que mamaram ate  muito perto de 1 ano apenas leite materno. Sei o prazer e a importância do aleitamento não somente para o bebe mas, também para a mãe no sentido de fortalecimento do vinculo materno, e também os beneficios físicos que o amamentar proporciona ao corpo da mulher.

Entretanto, acredito muito que nosso corpo, e dos bebes também , nos dão um sinal de que esta feliz e em equilibrio. E carie não é sinal de equilibrio ! Ja pararam para pensar o que acontece no esmalte do dente, uma estrutura tão dura do corpo humano, que não se perde nem com o fogo, mas que “facilmente”sucumbi à carie ?? O esmalte do dente é um dos poucos tecidos do corpo que não se regenera ….. e ele dá sim um sinal de que não esta em equilíbrio e, esse sinal é a chamada lesão de mancha branca. Um estagio da carie ainda reversível, que se tratado se reequilibra e não evolui, porem se for desprezado evolui formando a cavidade de carie conhecido por nós.

mancha branca

 

E afinal de contas o que tem o aleitamento a ver com isso??

Eu respondo: o aleitamento propriamente dito NADA. O que tem a ver é  a forma com que ele é realizado. O aleitamento prolongado e no sistema de livre demanda durante o dia e noite é que me preocupa. Isto porque se torna IMPOSSÍVEL que se faça a higiene dos dentes após cada mamada, especialmente as da madrugada, uma vez que o mamar é justamente um ato para ninar o bebe e não saciar sua fome.

Mas como somos seres individuais, é incrível perceber que algumas crianças mamam sem horários e sem higiene e não tem carie, enquanto outras, basta nascer os dentinhos superiores , por volta de 12 meses, para as lesões começarem a aparecer… e aqui vai uma curiosidade: sabem porque é tao difícil aparecer carie nos dentinhos de baixo( incisivos inferiores) ? Porque a língua ao mamar, cobre esses dentes para realizar a ordenha , lançando o liquido para cima, onde ele fica estagnado principalmente atras dos dentinhos de cima, incisivos superiores, os mais acometidos pela carie dentaria.

Isto se pauta na característica de resiliência individual de cada um de nós!  Cada um tem seus processos de equilíbrio e manutenção de integridade física, e para alguns o dente sucumbi , se desintegra em proteção a órgãos mais importantes, e, para  outros, desencadeiam processos alérgicos, respiratórios etc etc

images

Sendo assim, minhas dicas são:

  1.    OBSERVAR seu filho e voce. Caso haja algum sinal na boquinha de desordem , manchas, sensibilidade, fique atenta !
  2. CUIDE DA HIGIENE. Tao logo os dentinhos apareçam, busque a sugestão de um odontopediatra para te ajudar a iniciar a limpeza dos dentinhos, e mantenham um contato, pois a cada dente novo temos a chance de melhorar e especificar a escovação de forma lúdica e gradativa!

Amamentar é um ato de amor e doação , mas após certa idade colocar ritmo nesse ato não é praticar desamor e desafeto ! Simplesmente é oferecer ritmo….pensem nisso….talvez acalente alguns corações aflitos , que ja pensam nisso mas resistem a certas pressões naturais da sociedade.

Contem comigo sempre !! Com meu carinho de mãe e profissional…

Tags:

Send Comment