amamentação

  • Social

Teste da linguinha

pais e filhos

Tenho refletido muito sobre o que de fato é prevenção e o que excesso ( de precaução ) ?

Atualmente estamos vivendo uma época contraditória, onde por um lados muitos pais estimulam os filhos a conhecer a midia rapidamente, ler, escrever, contar, conhecer uma lingua estrangeira, e por outro lado quando aos 10-11 anos ja estao com o cabelo na terceira cor, piercing, tatuagem etc , querem retroceder e devolver a “infancia” aos pré-adolescentes…. Ora, precisamos decidir o que faremos !!! Ou vamos acelerar sem saber onde vai parar, ou vamos respeitar cada fase e resistir a pressão que a sociedade e a mídia em geral aplica em antecipar todos os processos numa criança como se ela fosse um mini-adulto.

teste da linguinhaOntem li uma matéria na Revista Pais e Filhos ,http://www.paisefilhos.com.br/na-midia/teste-da-linguinha-podera-comecar-a-ser-feito-em-breve, sobre um novo teste que vai ser empregado nas maternidades chamado TESTES DA LINGUINHA. Esse é teste que será feito em maternidades para avaliar se os bebes apresentam o freio lingual encurtado. E, se apresentarem proporão , sem duvida, o corte deste freio ainda na maternidade.

Acho interessante a preocupação , desde que ela esteja voltada aos impedimentos inicias que um freio lingual curto oferece, que se refere basicamente a amamentação. Os bebes com freio curto demais, não conseguem ter a pega do seio materno e a mama fica escapando da boquinha do bebe, machucando o seio materno, estalando e causando desconfortos e irritação ao bebe por nao conseguir ordenhar e saciar sua fome. Entretanto temos que ter a cautela em saber que existem freios curtos porem funcionais. O que isso significa?  Significa que são freios com mobilidade reduzida porem que desempenham normalmente a função de mamar, deglutir sem nenhuma alteração. Nesses casos eu recomendo aguardar, e não se antecipar e logo , no hospital , expor ao bebe a uma anestesia e cirurgia, por mais simples que seja expõe o bebe a contaminação e riscos desnecessários.

freio lingual

Uma vez passado o momento da amamentação , observaremos a criança com freio curto na fase da aquisição da fala, e da mastigação. Os freios que impedem as funções e portanto cirúrgicos, nessa fase , vamos perceber que a criança não conseguirá mastigar com eficiência e a comida muitas vezes cai da boca, e na hora de falar os fonemas T,D,N,L, onde precisamos elevar a língua , eles também não são realizados. Nesse momento sim, é hora de recorrer a cirurgia e apoio fonoaudiológico.

O que quero dizer com tudo isso é que , se esse teste for usado com a cautela e sabedoria e não com o interesses financeiros, dou o maior apoio. Agora , se todos os bebes forem classificados com freio curto , e operados , vai retomar a idéia de que será que todos os bebes precisam sofrer a ação do colírio de prata que dói , arde, e impede o contato visual com a mãe , mesmo tendo nascido por cesárea e portanto sem contaminação vaginal !!!  Quero somente alertar ao fato de que hoje temos acesso a informação e portanto temos que ser críticos a não aceitar pacificamente  tudo o que nos é oferecido ou muitas vezes imposto.

Tags:

Send Comment