antroposofia

  • Social

Pasta de dente afinal, com ou sem flúor???

foto

Essa questão de pasta ja estava bastante estabelecida , porem atualmente,uma corrente de odontopediatras da Universidade de Sao Paulo, reavaliou e julgou  que independente da idade da criança a pasta é sempre com flúor. Eu discordo !

É bem sabido os benefícios do flúor para a prevenção da carie dental porem entre profissionais sabe-se o seu malefício quando usado sistemicamente, quero dizer quando o fluor é ingerido. A agua de abastecimento publico de Sao Paulo,  ja é fluoretada e o suplemento de fluor da alimentacao é o suficiente, especialmente para as crianças de tenra idade que ainda se alimentam da amamentação natural. Temos que saber que a prevencao da carie vai alem do uso do flúor em pasta de dentes. Envolve também, senão principalmente, praticas de higiene  bucal, cuidados nutricionais, uso racional do açúcar  e saude geral da criança.

Sendo assim minha recomendação é bem clara:

  • Crianças ate 4-5 anos – Recomendo pasta SEM FLUOR, pois a chance de ingestão da pasta é altissima pela imaturidade de cuspir e pelo gosto agradável de boa parte das pastas
  • Crianças maiores que 5 anos – Recomendo uso opcional COM ou SEM flúor , pois acredito que não é o flúor da pasta de dentes que faz a prevenção da carie e sim o conjunto de medidas educativas que falei acima.

Hoje em dia temos mais pastas sem flúor disponíveis no mercado, a escolha é bem individual, pelo gosto, personagem, algo que a criança se identifique. Eu prefiro da Weleda ou Bonibaby pois não tem cor, portanto não tem corante, tem sabor bem neutro e não fazem espuma! Aqui tem as opções que tenho no consultório….

O principal maleficio do fluor ingerido, é a sua intoxicação que chamamos de fluorose, que é um manchamento de cor amarelo-acastanhado nos dentes permanente que nao sai! Isso mesmo , nao sai ! O que conseguimos é disfarcar com o uso de materiais esteticos com desgaste dentário. Alem desse efeito sabemos que o fluor convoca forças relacionadas ao pensar excessivo e as cirancas pequenas precisam das suas energias para formar e fortificar seu corpo ao inves de serem excessivamente estimuladas a pensar, falar rapido, usar midia ,etc

Sendo assim, cuidado, precaução e assumirmos a responsabilidade pelos nossos atos são atributos de nós pais, adultos zelosos pela saúde das nossas crianças. Então, atenção !!!!!

 

Tags:

Send Comment