amamentação

  • Social

Amamentação – um ato de amor e coragem.

mae_e_bebe2_400

amamentacaoDepois que tive minha primeira filha, Catharina , e passei por todas as dificuldades que uma mãe nova passa: dores pos-cesaria, falta de um pediatra humanista, entendam que não é humanizado, simplesmente alguém que dê o colo e o apoio que uma nova mae precisa, seios que doem, leite descendo, bebe chorando, sono faltando, enfim , tudo que as maes sabem, e muito bem o que é. Apos tudo isso, eu venci e amamentei a Catha ate quase um ano , tendo voltado a trabalhar quando ela tinha apenas  8 semanas , parando a cada 2 horas para ir ate minha casa amamentar !!

Passada essa etapa, conclui que amamentação é para quem realmente quer ! As dificuldades são muitas , mas os prazeres são infinitamente maiores ! E as mulheres precisam ter coragem de passar por cima das inúmeras pressões que a sociedade impõe.

Relacionando a amamentação à parte bucal , os principais benefícios são: manutenção da respiração nasal, pois quando o bebe mama , ele automaticamente respira pelo nariz pois se não respirar não consegue ordenhar o leite ; fornecer as arcadas dentarias a correta direção de crescimento; correto posicionamento da língua, o que também estimula o crescimento correto no sentido transversal da maxila ( arcada superior ); deglutição adequada e bom desenvolvimento dos músculos da face , que vai preparar a criança para no futuro mastigar alimentos mais consistentes,e desenvolvimento da mandíbula (arcada inferior )haja vista que o bebe nasce tem a mandíbula posicionada para traz afim de favorecer sua passagem no parto. Os demais benefícios  tenho certeza que vocês já sabem, por isso não citarei.

Esses dias li no blog da Casa Curumim, amigos, parceiros e queridos um lindo depoimento que não poderia deixar que compartilhar pois não tem diretamente a ver com boca, dentes, mas tem a ver com o coração, com a emoção e com o amor que nós mulheres temos o privilegio de experimentar quando nos tornamos mães !

Obrigada amados da Casa Curumim por partilhar comigo seus maiores bens: as famílias que passam por ai e recebem braços abertos e colos receptivos sempre !! Meu amor e gratidão.

“Para amamentar um filho precisamos muito mais do que dois peitos.Precisamos de dois braços que sustentem os nossos, enquanto carregamos, entre sonhos, nosso bebê. Dois olhos, que nos olhem sem preconceitos, enquanto o nosso olhar se perde no sorriso do nosso filho. Suaves carícias que nos curem, quando as feridas doem. Palavras que nos encham de coragem, quando estivermos a ponto de desistir. Precisamos de um abraço longo e sem pressa, quando a solidão da noite nos devore. Precisamos de um mundo que nos espere, enquanto nós damos de mamar a nossos filhos. Voltaremos. Iguais, porém melhores.”

Lic. Paula Napolitano.

http://www.casacurumim.com.br/a-importancia-do-apoio-no-pos-parto/

Tags:

Send Comment