brincar livre

  • Social

Brincar livremente faz muito bem aos dentes….

mamusca 2

mamuscaBrincar, ter tempo para inventar, construir uma brincadeira e vivencia-la sem pressa para acabar,pode parecer coisa da época da nossa infância. Nos dias de hoje se torna  algo inviável haja vista que os dias  começam e terminam sem que ao menos possamos parar para observar uma arvore, um passarinho,uma paisagem… mas nossos filhos podem e devem ter a oportunidade de brincar assim, como antigamente, sem regras, sem horário, sem roupa certa!!!

Esses dias visitei um espaço de brincar no meu bairro chamado Mamusca. Um espaço lindo , com uma jabuticabeira para ser explorada e um espaço delicioso para os pais papearem e trocarem experiências. Assim mesmo que acontecia na nossa epoca de filhos; as mães conversavam enquanto os filhos se conheciam, inventavam a brincadeira e brincavam ate se cansarem….

E o que isso tem a ver com dente? Tudo ! Porque criança que brinca livremente desenvolve a criatividade,  fortalece seu corpo físico , aumenta sua imunidade, e também seus sentimentos, tornando-as crianças fortalecidas emocionalmente ,capazes de suportar sem prejuízos um afastamento da mãe/pai quando  se distanciam para trabalhar por exemplo.

Eu, com a minha vivência de consultório, ja vivi questionamentos de famílias que não entendiam como era importante cuidar não só do bem estar físico do seu filho mas também da parte emocional, e que esta quando em desequilibrio é capaz de amolecer a estrutura mais dura do nosso corpo que é o esmalte dentário ,causando caries.

Assim minha dica hoje é convidar os pais a fazerem uma reflexao de como estao conduzindo a vida de seus filhos….com a leveza e alegria necessárias para as criancas viverem o mundo bom, belo e verdadeiro, ou cumprindo horarios e metas como nós adultos muitas vezes somos submetidos em nossas profissões?
Sempre é tempo de refletir e melhorar pois por nossos filhos tudo vale a pena!!!!
com meu carinho de sempre!!!

Tags:

Send Comment