escovar dentes

  • Social

Até quando os pais precisam supervisionar a escovação?

mae escovando dente

mae escovando denteA escovação dos dentes é uma tarefa difícil e muitas vezes bastante trabalhosa para os pais.

Isto ocorre principalmente por estes dois motivos: as crianças tem dificuldade em manter a boca aberta e a atenção na hora de escovar os dentes,e, porque a escovação é feita nos momentos mais “nevrálgicos”da família: antes de sair para o trabalho, após almoço que é a volta ao trabalho ou a hora de levar para escola, e principalmente na hora de dormir.

Para resolver isto tenho algumas  DICAS

  • Se voce viver ajuda de funcionaria em casa, divida com ela esta tarefa, mas deixe para a família a escovacao da noite que é a mais importante de todas!!
  • Torne essa tarefa lúdica e prazerosa, sem a preocupação excessiva em ser a escovação nota 10 ! Não se esqueçam do ditado que o bom é inimigo do ótimo !!! Uma boa escovação é construída dia após dia, com a repetição, a rotina e o ritmo diário, então, se um dia você não conseguir escovar tão bem como gostaria não desanime, e mantenha a calma e bom humor que só irá ajudar !!
  • Para escovar o dente a noite, tentem não levar a criança ao banheiro quando ela já estiver quase dormindo pois as chances de insucesso serão grandes….
  • Outra dica bacana é contar uma historia um pouco antes da hora de ir escovar os dentes, de uma criança que escovava sempre os dentes todos os dias que quando ela percebeu ja ia sozinha ao banheiro e escovava sem ninguém chamar…. vou escrever esta historia em outro post para vocês , prometo !!

Mas, voltando ao assunto da supervisão da escovação, ela deve ser feita ate que seu filho já tenha introspectado esta tarefa como algo natural e comum do seu cotidiano. Quando tempo demora???? Cada criança vai no seu ritmo, algumas logo que tenham a destreza com a escova dispensam os pais, e muitas por preguiça e para se sentirem cuidadas exigem mais a presença da familia por perto.

Qual o tipo de filho ou filha vocês tem?  Na minha casa tenho os 2 exemplares, o caçula que parece que já nasceu sabendo tudo, e a mais velha que por ter tido todo o tempo do mundo para ela, quer sempre mais  uma ajudinha!!!!!

crianca escovando sozinhaVamos ter a paciência e a sapiência em identificar o “tipo “de filho que temos e aos poucos ajudarmos a fazerem mais esta tarefa sozinhos, a de cuidar bem dos seus dentes!!!!

 

 

Tags:

Send Comment