brincar livre

  • Social

Planejamento das atividades das criancas …. calma !!!!

slowkids

slowkidsO inicio do um novo  é também época de planejar as atividades das crianças com o intuito de dar conta do ócio alem do período escolar , porem CALMA !!!

As criancas e nós adultos tambem precisamos de tempo livre…..tempo livre para descansar, não fazer nada, criar, internalizar alguns ensinamentos recebidos na escola e em casa.

Atualmente algumas famílias lotam a agenda das crianças com atividades desde muito cedo com o objetivo de estimular a criança, mas será que o mundo em que vivemos já não nos estimula até demais??? São tantos carros, ruídos , pessoas , ciclistas , pedestres, enfim, o que eu penso é que devemos sempre observar a nossa criança com um olhar individual, observando qual a real necessidade dela, e , quando fazemos isso quase sempre percebemos o quanto elas ficam bem em casa sem programação a cumprir. Isto chamamos de brincar livre , sem horário, sem monitoria, sem direção, livre e desacelerado !

No ano passado houve uma iniciativa de um projeto que ja ocorre em outros países como Estados Unidos e Europa, chamado slowkids. Muitas familias se encontraram no parque da Agua Branca para se divertirem sem compromisso, sem hora para acabar, como faziamos há algum tempo atras. Esse projeto tem como base os livros de Carl Honoré , ” The power of Slow” e “Under Pressure “ambos falando sobre os excessos a que estamos expostos e absorvendo como “normal” tais como:  competitividade  e incerteza; o consumismo, a cultura das expectativas, etc

Precisamos pensar sobre isto pois a responsabilidade sobre as criancas é nossa. Portanto, se nada fizermos, teremos adultos com essa hiperatividade decorrente de uma infância sempre acelerada e repleta de compromissos.

Assim, quis alertar voces sobre isto agora nesse começo de ano, onde nós adultos queremos sempre planejar ,mas nossas crianças querem apenas viver e serem felizes …. pensem nisso !!!!!

Abaixo segue os 10 mandamentos do movimento Slowkids

1- Desligar todo tipo de tecnologia por pelo menos 1 hora por dia (mais é melhor)

2- Ser os pais – deixar de tentar ser os amigos do seu filho

3- Cultivar a habilidade de observar seus filhos, e outras crianças, e ser atento nessas observações. Perceber as diferenças das várias idades

4- Casas são as primeiras escolas, pais os primeiros professores. Entenda os valores e a importância do seu papel.

5- O trabalho de uma criança é brincar

6- Você deu a vida, mas você não é a vida do seu filho

7- É ok dizer não. Estabeleça limites

8- Menos é mais – criatividade muitas vezes nasce do tédio

9- Entenda, respeite e honre sua comunidade – dentro e fora de casa

10- Aprenda a cultivar espaços silenciosos durante o dia e ter tempo pra esvaziar a mente

 

Boa reflexão !!

Tags:

Send Comment