carie

  • Social

Atendimento a bebês – bebe com carie, e agora?

dsc_0068 copy

DSC_0068

A área de atuação da odontopediatria envolve o atendimento a crianças de pouca idade, e consideramos bebês os pequenos de 0 a 3 anos. Essa é apenas uma nomenclatura pois para uma mãe seu filho é um bebe por muito mais tempo do que isto …..

Infelizmente esses pequeninos apresentam por vezes lesões de caries, em decorrência da  dificuldade em escovar os dentinhos, por aleitamento prolongado durante a madrugada, e também pelo uso de conteúdos adocicados na mamadeira sem ou com higiene deficiente em seguida.

Para o tratamento dos bebes existem no mercado alguns materiais odontológicos bastante avançados que permitem um melhor tempo de trabalho , uma tolerância com umidade no momento da restauração,e  um material chamado cariostático que como o nome diz, interrompe a evolução da carie já estabelecida. O  uso do cariostatico esta indicado para casos de caries extensas em crianças  pequenas e pouco colaboradoras, entretanto tem , na minha opinião, uma grande desvantagem que é tingir o dente de preto. Eu na minha clinica prefiro condicionar a criança e sua familia para o tratamento e partir diretamente para o tratamento convencional, mesmo que para isto algumas lagriminhas caiam … Acho que o beneficio deste material não vale a pena pois ira expor a criança ao mesmo tratamento novamente para concluir o procedimento. Ele é bastante usado e bem indicado na saúde publica onde fica difícil controlar os hábitos familiares e a rotina de atendimento com a periodicidade necessária.

Mas aproveitando o post quero detalhar um pouquinho como é meu atendimento em crianças pequenas e mesmo as maiores que se sentem ainda inseguras no atendimento odontológico. O grande diferencial do meu atendimento é que ele é bastante individualizado para cada família. Acredito que cada família tem sua necessidade de atenção e dedicação e para isto me coloco muito a disposição para conversas afim de complementar e auxiliar o atendimento no consultório e a rotina em casa. Mas via de regra gosto de atender os bebes no colo da mãe ou do pai, porque acho que é o melhor lugar que a criança pode estar para enfrentar uma invasão tão grande como é tratar as pequenas boquinhas. Com a criança no colo fazemos de forma bem lúdica uma serie de brincadeiras de apresentação do meu material e equipamentos que, no futuro, serão usado durante o tratamento, o chamado condicionamento psicológico que por vezes dura umas 2 sessões. Após isto iniciamos o tratamento, sempre no colo até que a própria criança queira descer do colo dos pais,  e em nada me espanta e ao final nem aos pais , quando surgem algumas lagrimas , pois o choro é a forma que a criança tem de sinalizar que não esta gostando mas também de que esta cansada, esta com medo , que esta desconfortável, enfim, o choro nem sempre significa dor  !!! E após 15 anos de atendimento com crianças posso dizer que o segredo é ser breve e lúdica, então nos meus atendimentos tem muita musica, historinha, causos, risadas, pausas, para que possamos formar nosso vinculo, nossa amizade e nossa cumplicidade para o atendimento.

É com muito prazer e confiança que desenvolvo meu trabalho na certeza de estar proporcionando às criancas e seus familiares  exatamente o que eu gostaria que estivessem fazendo pelos meus 2 filhos se precisasse leva-los a outro  dentista !!

1 Comments: "Atendimento a bebês – bebe com carie, e agora?"

  1. Published by: Tatiana Ferreira Date: fevereiro 19, 2013

    Responder

    Obrigado por pensar em nós para esta matéria Dra. Há poucos profissionais que falam a respeito dos efeitos do cariostático, embora na clínica, muitas vezes é o primeiro que sugerem ao tratar os dentinhos cariados dos bebes!!!
    Bem, eu acabei por optar por este tratamento, mas este foi a última opção, depois de termos tentado e esgotado todos os outros tratamentos convencionais, com resina e outros materiais mais estéticos. Pois meu bebê não resiste a tentação a morder as coisas…aí as resinas caíram!!!…..E para não perder o dentinho para as cáries, optamos então por este último recurso que esteticamente é feio!!! Mas é temporário. Muito obrigado Dra. Por tirar minhas dúvidas!!!!

Send Comment