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Volta as aulas – lanches saudáveis e amigos do dente !!!

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LancheiraHoje minha filha teve seu retorno das  aula e eu, ao preparar o lanche dela, me lembrei o quanto posso ajudar com dicas para lanches saudáveis !!!

No preparo do lanche devemos levar em conta alguns detalhes:

  1. O lanche deve suprir a necessidade nutricional da criança para o aprendizado, e não ser uma recompensa gostosa por ele estar na escola !!
  2. Ele é um lanche entre refeições portanto não pode ser em grande quantidade para não atrapalhar a refeição principal.
  3. Deve ser saudável pois na maioria das escolas , inclusive as de educação infantil , não há higiene após o lanche.
  4. Deve ser saudável para não despertar no amigo a vontade de algo muito diferente daquilo que ele leva.

Sempre recomendo que o lanche seja composto de: uma fruta, algo para beber , e um carboidrato.

Sendo assim, darei algumas dicas de lanche para as crianças com alto valor nutricional e baixo valor cariogênico (potencial de desenvolver cárie ).

  • Frutas – todas são recomendadas, sendo a fruta mais amiga do dente, a maça !! Desde que a criança tem dentição de leite completa, por volta dos 3 anos, ela já é capaz de mastigar as frutas inteiras sem picar !! Portanto, mande frutas inteiras pois quando cortamos inicia o perecimento dela !! Aqui vale também todas as frutas passa e desidratadas: uva, banana,abacaxi, damasco,maça, figo etc
  • Algo para beber – quando coloco assim , quero dizer opções de sucos naturais ou orgânicos ( suco de uva, limonada, suco de melancia se for acondicionada em garrafas térmicas ou com aquele gelo dentro para conservar ) Outra opção é água de coco natural, chás, yakult ( 1-2 vezes na semana no máximo ) ou mesmo água. Evitar ao máximo os sucos de caixinha !
  • Carboidrato – aqui existem muitas opções, desde pãozinho com requeijão, polenguinho, biscoitos integrais com geléia, biscoito de polvilho, barra de cereal, banana passa sem aquele açúcar ao redor,  mix de castanhas, pão sueco com requeijão a parte. Eu costumo mandar o pão sueco e um pouquinho de requeijão a parte num potinho pequenino de geléia acompanhado de uma faca sem serra.  As crianças maiores já podem preparar seu pãozinho sozinhas e as menores, as professoras ajudarão !!  Também  podemos mandar aqueles palitinhos salgados ou torradas. As criancas vegetarianas gostam de comer alga no lanchinho que é bem bacana pois é salgadinho.
  • Para as crianças mais formiguinhas, que precisam de algo mais doce pode-se combinar  mandar 2 vezes na semana  um lanche doce, que pode ser um bolo caseiro – cenoura, fubá, laranja, ou um ou dois cookies, barra de cereal com chocolate em baixo, biscoitos doces integrais, bolacha de maizena (4 unidades). Evitem bolos com recheio, bolachas recheadas, balas e chocolates pois são alimentos que não contribuem nutritivamente para as crianças.

Espero ter ajudado a dar idéias para preparar um lanche saudável e gostoso para os pequenos que precisam de muita energia para aproveitarem a escola integralmente, pois o alimento da alma e da mente é função da professora !!!

Uma excelente volta as aulas para todos nós, crianças e famílias  !!!!

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