odontopediatria

  • Social

Condicionamento psicológico no consultório odontológico: nada alem de uma brincadeira !!

O nome é pomposo , condicionamento psicológico, mas ele quer dizer dessensibilizar  a criança de um ambiente que gere medo ou desconforto nela.

Hoje em dia, com a experiência, posso dizer que quanto mais cedo as crianças  vem ao consultório, mais tranqüilas elas ficam , pois as crianças menores já tem uma ousadia e curiosidade mais aflorada que as maiores e portanto estão mais abertas às novidades !!

Mas independente da idade , pois cada criança ou melhor cada ser humano se comporta de maneira distinta frente ao novo, precisa de uma intervenção odontológica e tem medo disto , lançamos mão do condicionamento. Ele é feito em uma visita de rotina, onde brincamos de dentista no consultório, mostro e experimentamos todos os instrumentais que irei usar com ela futuramente, brincamos de escovar os dentes do burrinho de pelúcia que é um grande amigo nessas horas e assim, vamos descontraindo, e de forma lúdica tirando as amarras que o ambiente bastante diferente pode gerar. Além disto é muito importante que os pais não transmitam suas ansiedades e experiências pregressas  neste momento.

Os atendimentos infantis mudaram muito e, hoje em dia tudo é feito de forma tão descontraída que muitas famílias pensam que ainda não comecei a intervenção quando aviso que já terminamos tudo !!

Olhem como brincamos com a luz da fadinha  !!!! Foi bem divertido e rendeu muitas fotos e boas risadas….

Tags: , ,

Send Comment